1 LIVRO PARA LER EM 1 DIA | [Resenha] Picos e Vales - Spencer Johnson
- Bruna Beltrão
- 29 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2020
Narrado de maneira simples e fluida e com apenas 128 páginas, Picos e Vales é um grande best-seller, cuja principal marca de sucesso é a mensagem reflexiva que transmite aos leitores com simplicidade e sabedoria.
A obra foi escrita por Spencer Johnson, autor do também best-seller "Quem mexeu no meu queijo?". O autor chegou a vender mais de 50 milhões de cópias de suas publicações, sendo estas traduzidas para cerca de 47 idiomas.

Como em grande parte de suas obras de autoajuda, o autor propõe aos leitores valiosos ensinamentos sobre a vida. Estes, quando aplicados, contribuem para mudanças em atitudes pessoais frente às adversidades comumente encontradas pelo meio do caminho.
A característica principal de seus livros é justamente abordar temas tão complexos de maneira simples e reflexiva, valendo-se de lições metafóricas.
No caso de Picos e Vales, o leitor é apresentado ao personagem Michael, um rapaz que está vivenciando uma série de problemas pessoais e decide buscar conselhos com sua amiga, Ann Carr.
Nisso, Ann decide ajudar o amigo contando a ele uma importante história sobre um jovem que vivia frustrado em um vale e acreditava que seria feliz somente se vivesse em um pico (como se fosse uma montanha).
Michael mal sabia que o que estava prestes a escutar seria uma lição que poderia mudar a sua vida...
O tal jovem que vivia no vale, sentindo-se infeliz e frustrado, decidiu se mudar para um pico. Ao chegar lá, conheceu um velho que parecia sempre estar de bem consigo mesmo, e presumiu que isso se devia ao fato de o velho viver em um bom local; enquanto ele, morador do vale, era cheio de problemas.
Esse pensamento, entretanto, não tardaram a se modificar.
Em pouco tempo, o jovem e o velho se aproximam, e este último passou a abrir a mente do primeiro para pequenos fatos da vida que fazem grande diferença ao nos depararmos com altos e baixos.
De início, muito do que o velho diz parece ser simples e, ao mesmo tempo, impossível. No entanto, no decorrer na narrativa, a sabedoria de seus ensinamentos nos convence de que o melhor para gerirmos nossas vidas é administrar nossas atitudes e emoções em meio a vitórias e derrotas.
Durante nossa trajetória, é comum encontrarmos vales - nos quais podemos enfrentar muitas dificuldades - mas também podemos nos deparar com picos, nos quais desfrutamos do sucesso e das recompensas.
O ponto da obra é justamente ensinar ao leitor a administrar momentos bons e ruins seja estando em um pico, seja em um vale. Além disso, podemos aprender o que fazer para sair de vales para picos, assim como de que forma devemos zelar por estes últimos para não perdê-los com facilidade.
Spencer Johnson nos ensina, por meio dessa inteligente metáfora, a valorizar nosso percurso rumo ao sucesso, assim como a tirar proveito do bem que jaz oculto em meio ao mal.
A mensagem do livro é simples, direta e edificante, podendo ser lida por qualquer pessoa em apenas um dia.
Como último ensinamento, o velho sugere que o jovem conte o que aprendeu aos outros, como forma de ajudar as pessoas a também fazerem momentos bons e ruins trabalharem a seu favor.
Particularmente, creio que o que Spencer quis dizer com isso é que nós, leitores, deveríamos passar essa história adinate. Eis, portanto, o motivo dessa resenha ;)
Se você ainda não conhecia Picos e Vales ou nunca teve a oportunidade de lê-lo, garanto que valerá a pena!
Tenha uma boa leitura! Até breve :)
Bruna Pastana Beltrão. E-mail: brunabeltraoob@gmail.com.
Parabéns Bruna por mais essa oportunidade de leitura e reflexão que se fazem tão necessárias e importantes em nossas vidas. Agradecida. Beijos
Ótima dica de leitura suave e muito útil! Livros de auto ajuda são sempre atuais e necessários! Parabéns, mais uma vez, Bruna, pela escolha da Resenha! Anotado e grifado!