top of page
Buscar

#4 "1984", de George Orwell | Livros que todo mundo deveria ler

  • Foto do escritor: Bruna Beltrão
    Bruna Beltrão
  • 18 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de set. de 2020

1984, escrito por George Orwell, é uma das distopias mais clássicas da história da Literatura. E, claro, não poderia deixá-la de fora do quadro Livros que todo mundo deveria ler.


Eric Arthur Blair, mais conhecido como George Orwell

O pano de fundo de 1984 é uma sociedade totalitarista, na qual há forte opressão e controle por parte do governo, assim como a deturpação da verdade aos cidadãos.


Esse cenário é controlado pela figura do Grande Irmão, líder totalitarista que impõe seu poder por meio da vigilância particular de cada um dos cidadãos.


As pessoas são monitoradas por meio de teletelas instaladas em suas casas, que provocam a terrível sensação de que o Grande Irmão está a todo instante observando-as, como uma grande força onipresente.


Os passos de cada um são vigiados pelas telas, por meio das quais todo o sistema busca garantir que não seja praticada nenhuma atividade que possa levar o indivíduo à contestação do regime vigente.




Nesse cenário, George Orwell nos apresenta ao protagonista Winston, membro do "Partido" que trabalha no chamado "Ministério da Verdade". Diferentemente do que o nome possa sugerir, esse ministério tem por função deturpar e apagar informações da História para modificá-la de acordo com os interesses do governo.


Winston, então, trabalha nesse setor, tendo como função modificar diversos fatos. Entretanto, ainda que faça isso diariamente, o protagonista passa a desenvolver consciência sobre o totalitarismo da sociedade em que vivia.


Ao perceber que estava "pensando demais" sobre o assunto, Winston logo teme que possa ser morto por cometer o "crime-pensamento". A mera possibilidade de estar pensando de maneira não-alinhada ao regime totalitário poderia ser paga com a vida.


O enredo se desenvolve a partir da evolução do pensamento do protagonista e da proximidade deste com outros dois personagens: Julia e O'Brien.


Com a primeira, Winston desenvolve logo uma paixão secreta e proibida, visto que o Partido também escolhia com quem os cidadãos deveriam se relacionar.


E O'Brien, membro do Núcleo do Partido, também passa a questionar as ações do regime e, juntamente a Winston, e desenvolve uma forte repulsa ao sistema.


Tendo sido publicado em 1949 - período em que o mundo acabara de sair da 2ª Grande Guerra - 1984 expressa profundas críticas sobre a crueldade do totalitarismo, enfatizando temas como liberdade, poder e avanços tecnológicos.


A obra é escrita com grande maestria, contando com uma narrativa envolvente e sombria. 1984 se tornou um dos clássicos mais influentes do século XX e é lido por milhares de leitores todos os anos. Certamente, você deveria lê-lo!

Desejo a você ótimas leituras!


Até breve :)


Bruna Pastana Beltrão


 
 
 

1 Comment


Karine Pastana
Karine Pastana
Sep 19, 2020

Parece muitíssimo interessante o enredo desse livro! Livro que realmente Todo mundo deveria ler!!! Kkk

Já estou com vontade de começar essa leitura!!

Like
    bottom of page