Como organizar suas leituras?
- Bruna Beltrão
- 1 de set. de 2020
- 4 min de leitura
4 dicas valiosas para otimizar sua rotina de leituras
Ler é um dos maiores prazeres dos quais podemos desfrutar em nosso tempo livre. Ter uma leitura em mãos pode nos proporcionar experiências tão marcantes a ponto de serem inenarráveis.
Entretanto, infelizmente, nem sempre conseguimos ler tanto quanto gostaríamos. Muitas vezes, em virtude de uma rotina atarefada, não podemos ler tantos livros. Em alguns casos, temos tempo disponível, mas não conseguimos manter um ritmo constante de leitura.
Você já sentiu que não tinha tempo suficiente para todos os livros que desejava ler? Achou que passava muito tempo lendo um livro só? Já sentiu que queria ler mais, mas não conseguia? Neste post, trago para você 4 dicas infalíveis para organizar melhor suas leituras e conseguir ler mais.
1 - Faça um cronograma
Você já fez uma lista de coisas que deveria fazer em um determinado dia? Em caso positivo, você deve ter percebido que ter anotado seus compromissos pode ter ajudado a lembrar deles e a cumpri-los com mais facilidade. Do mesmo modo, criar um cronograma diário de leitura pode ajudá-lo a lembrar do que você deverá ler.
Para fazer um cronograma eficiente e organizado, recomendo que você separe um caderninho somente para organizar as suas leituras. Assim, você evitará perder suas anotações ou misturar suas leituras com outros afazeres.
Tendo o caderninho separado, a cada dia você estabelecerá um cronograma para os livros que está lendo. Nele, você definirá quantas páginas pretende ler e em que horários você terá disponibilidade para ler com mais calma. Você poderá usar o modelo a seguir como exemplo.
Criar um cronograma para suas leituras ajudará você a encontrar mais tempo em sua rotina. Muitas vezes, quando terminamos nossos afazeres, acabamos encontrando outras distrações que podem tomar nosso tempo.
Mas, caso tenhamos um cronograma bem delimitado para nossas leituras, ficará mais fácil lembrar de ler e evitaremos passar muitas semanas em um livro só.
Você pode também criar um cronograma de forma digital, utilizando o calendário em seu celular para anotar suas metas para o dia e até mesmo agendar um lembrete no horário que você desejar.
2 - Faça uma lista de leituras
Organizar suas leituras não inclui somente o que está lendo atualmente, mas também o que pretende ler. Uma dica valiosa é fazer uma lista de leituras com todos os livros que você está querendo conhecer. Assim, conseguirá visualizar com mais clareza seus objetivos futuros.
Você pode usar o mesmo caderninho que utilizou para o cronograma. Inclua também as formas como pretende obter o livros, tais quais formato digital, formato físico, empréstimo, e etc. O exemplo a seguir corresponde à minha atual lista de leituras.
Trata-se de um modelo simples, mas que já contribui bastante para a organização de meus objetivos literários. Você também poderá usá-lo como exemplo e, se desejar, poderá acrescentar outras informações que considerar relevante.
3 - Separe um local para seus livros
Quem nunca deixou algo em um local diferente e depois não sabia em que lugar se encontrava? O mesmo vale para os livros.
Se você tem o hábito de deixá-los em locais diferentes, é provável que um dia possa perdê-los. O ideal é que você separe um local na sua casa exclusivo para seus livros, de modo que você saiba onde encontrá-los com facilidade e consiga organizá-los melhor.
Isso também se aplica aos livros digitais. Se você os lê em formato kindle ou PDF, por exemplo, é possível organizá-los no aplicativo do Kindle ou em pastas no seu dispositivo. Assim, quando tiver de procurar por uma leitura, esta não estará perdida em meio a tantos outros tipos de arquivo.
Separar seus livros ajudará você a se motivar para lê-los e deixará suas leituras muito mais organizadas.
4 - Anote tudo!
Essa é, certamente, minha dica favorita, porque amo ter tudo anotado e registrado, para que depois eu possa me relembrar das informações mais importantes. Sim, caro leitor, é exatamente isso: anote TUDO. Anote os livros que leu em cada mês, suas impressões gerais do livro, dentre outros.
A cada mês, registro os livros que li e atribuo uma pontuação a eles, classificando-os de 1 a 5 estrelas. Assim, tenho o controle da qualidade de leitura que estou lendo e, posteriormente, conseguirei lembrar melhor dela.
Costumo também anotar nos livros. Há quem seja contra esse tipo de hábito, porque considera que o livro deve ser preservado. Mas, para mim, passar o marca- texto em um trecho que gostei, colar um post- it no capítulo que mais me emocionou ou mesmo anotar uma dúvida no livro representa o meu trajeto com aquela obra. Anotar ajuda a fixar a informação no cérebro, então, não tenha medo! Anote!
Caso não queira anotar no livro, você pode escrever em seu caderninho de leituras suas impressões gerais sobre ele. Uma dica é você escrever o que mais gostou e o que menos gostou, assim como por que você recomendaria aquele livro ou por que não o recomendaria.
No meu caso, costumo escrever muito sobre os livros, porque faço resenhas para o blog. Mas, mesmo antes do Profusão Literária, já fazia isso como uma forma de fixar as informações. Sempre funcionou comigo, pois quando desejo lembrar de algum detalhe ou utilizar uma citação, posso tê-los à minha disposição em um lugar fixo: meu caderninho.
Então, para recapitular, lembre-se:
- Tenha um caderninho de leituras
- Faça seu cronograma, destacando os horários e suas metas diárias.
- Faça uma lista de leituras, na qual estarão os livros que você deseja ler e a forma como vai obtê-los
- Separe um local para seus livros
- Anote suas leituras do mês e suas principais impressões.
Colocando essas dicas em prática, certamente, você passará a ter uma rotina de leituras mais eficiente e organizada.
Se você gostou das dicas, registre-se para saber quando forem postadas novas publicações. Sinta-se à vontade para deixar seu comentário ou enviar um e-mail para mim, por meio do endereço brunabeltraoob@gmail.com.
Até breve!
Bruna Pastana Beltrão
Imagens
Esse post veio no momento certo. Valeu, Bruninha!