#2 "O Assassinato de Roger Ackroyd" | Livros que todo mundo deveria ler
- Bruna Beltrão
- 3 de set. de 2020
- 3 min de leitura
O Assassinato de Roger Ackroyd é um grande clássico do gênero policial que revolucionou a Literatura desde a sua publicação, em 1926. É considerado pelos leitores um dos melhores livros de Agatha Christie, sendo também o primeiro da autora a ser adaptado para o teatro.
A grande maioria das obras de Agatha é escrita de maneira impecável e sagaz, sendo dotada de originalidade e criatividade do início ao fim. E mesmo em meio a dezenas de livros incríveis, O Assassinato de Roger Ackroyd se destaca por ter uma trama mais surpreendente ainda, cujo desfecho beira a genialidade e faz o leitor querer cada vez mais ler livros do gênero policial.
Agatha Christie é uma das romancistas de maior vendagem da história, estando apenas atrás da Bíblia e de Shakespeare. Seus mais de 60 livros e 150 contos encantam milhões de leitores ao redor do mundo há aproximadamente um século.
Com linguagem acessível e enredos envolventes, o legado literário de Agatha atravessa gerações e conquista pessoas de todas as idades. A genialidade da Rainha do Crime é admirável e, certamente, você ficará encantado ao conhecer suas obras.
Neste post, trago para você a 2ª recomendação do quadro Livros que todo mundo deveria ler, no qual semanalmente, indico aos leitores do blog obras imperdíveis que todos devem conhecer.
Os posts são publicados todas as quintas-feiras, às 18h, mas, caso deseje ser notificado quando uma nova recomendação for postada, basta registrar-se no Profusão Literária assim que terminar de ler este post.
Sem mais delongas, vamos conhecer mais sobre O Assassinato de Roger Ackroyd...
Hercule Poirot - detetive recorrente em diversas obras de Agatha Christie - decide tirar um descanso e passar um tempo em King's Abbot. Ele só não imaginava que, ali por perto, um caso de assassinato estava prestes a acontecer...
Na região de King's Abbot, Mrs. Ferrars, principal suspeita de ter assassinado o esposo, comete suicídio. Pouco tempo depois, o milionário Roger Ackroyd - que era próximo de Mrs. Ferrars - é encontrado morto em seu escritório, esfaqueado com uma adaga tunisiana.
Após essa estranha sequência de mortes, a desconfiança toma conta de uma das habitantes da região, Caroline Sheppard, que decide pedir ajuda ao detetive Hercule Poirot, que havia se mudado para a região e era seu vizinho.
Em meio a chantagens, dinheiro e segredos, diversos suspeitos são apresentados ao leitor ao longo da obra. Hercule Poirot abandona seu merecido descanso para se dedicar a este misterioso caso, contando com a ajuda do Dr. James Sheppard, irmão de Carolina e narrador do livro.
Ao longo do enredo, diversos acontecimentos bem arquitetados são desenvolvidos pela autora. Os personagens são apresentados com características e interesses próprios, que fazem com que todos se tornem suspeitos do assassinato.
Agatha fornece diversas pistas ao longo da trama, disponibilizando as ferramentas necessárias para que o leitor monte o quebra-cabeça do crime e possa chegar à verdadeira solução. A autora proporciona uma experiência envolvente e viciante, que poderá deixá-lo conectado à leitura, na expectativa de criar teorias e descobrir quem é o verdadeiro assassino.
Essa expectativa pode ser tamanha a ponto de deixá-lo acordado a noite inteira com os olhos presos às páginas. Mesmo assim, ainda que todas as informações sejam dadas e você esteja atento aos mínimos detalhes, é necessário ser muito perspicaz para chegar à conclusão correta...
O Assassinato de Roger Ackroyd foi uma das minhas primeiras leituras de Agatha Christie e, certamente, uma das que mais me encantou. As dezenas de obras da Rainha do Crime nunca saíram de moda e, particularmente, penso que nunca tiveram nenhuma falha.
Aliás, prefiro afirmar que todos os livros da autora devem ser lidos por todos. Inclusive, muitos já me perguntaram por qual deles deveriam começar. E simplesmente respondi: "Comece por qualquer um. Todos são incríveis". E de fato, são.
O Assassinato de Roger Ackroyd é excelente para quem quer sair da ressaca literária ou deseja ter uma leitura mais rápida e envolvente. Recomendo-o também àqueles que desejam desafiar um pouco o próprio raciocínio e tentar solucionar esse caso tão emaranhado.
Se você já leu ou vai ler esta obra, não esqueça de me contar nos comentários se conseguiu advinhar a verdadeira solução do crime antes de chegar ao final. Particularmente, eu não consegui solucioná-lo. Penso eu que, justamente por essa engenhosidade, que esta obra me deslumbrou e até hoje continua me encantando.
Se você ainda não viu o 1° post do quadro Livros que todo mundo deveria ler, você pode conferi-lo aqui. A recomendação foi Orgulho e Preconceito, um grande clássico do século XIX escrito pela autora inglesa Jane Austen. Vale a pena conferir!
Se você é novo por aqui, registre-se para ficar sabendo quando houver um post novo.
Se tiver alguma sugestão, fique à vontade para enviar um e-mail para brunabeltraoob@gmail.com.
Até breve :)
Bruna Pastana Beltrão.
Kommentarer