top of page
Buscar

#6 "Assassinato no Expresso Oriente" | Livros que todo mundo deveria ler

  • Foto do escritor: Bruna Beltrão
    Bruna Beltrão
  • 1 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1934, Assassinato no Expresso Oriente é um dos clássicos mais famosos da Rainha do Crime: Agatha Christie.


É também considerado pelos fãs da autora como um melhores livros da história da Literatura Policial, juntamente ao grande clássico Assassinato de Roger Ackroyd (clique aqui para conhecer mais).


"Hercule Poirot", interpretado por Kenneth Branagh no filme "Assassinato no Expresso do Oriente", de 2017.
Hercule Poirot, interpretado por Kenneth Branagh no filme "Assassinato no Expresso do Oriente", de 2017.

Agatha Christie é uma das romancistas de maior vendagem da história, estando apenas atrás da Bíblia e de Shakespeare. Seus mais de 60 livros e 150 contos encantam milhões de leitores ao redor do mundo há aproximadamente um século.

Agatha Christie

Com linguagem acessível e enredos envolventes, o legado literário de Agatha atravessa gerações e conquista pessoas de todas as idades. A genialidade da Rainha do Crime é admirável e, certamente, você ficará encantado ao conhecer suas obras.


Neste post, trago para você a 6ª recomendação do quadro Livros que todo mundo deveria ler, no qual semanalmente, indico aos leitores do blog obras imperdíveis que todos devem conhecer.


Os posts são publicados todas as quintas-feiras, mas, caso deseje ser notificado quando uma nova recomendação for postada, basta registrar-se no Profusão Literária assim que terminar de ler este post.


Sem mais delongas, vamos conhecer mais sobre Assassinato no Expresso Oriente...

Hercule Poirot, o famoso detetive das obras de Agatha Christie, recebe um chamado para retornar à Inglaterra com urgência, em razão de um caso que voltou a instigar os detetives.


Tendo de partir de última hora, Poirot não consegue um trem para chegar ao seu destino, tendo de recorrer a um amigo para conseguir uma vaga a bordo do luxuoso Expresso Oriente.


Felizmente, Poirot consegue embarcar e parte rumo à Inglaterra. Além dele, encontram-se a bordo muitos outros passageiros, dentre os quais há milionários, empregados, artistas e muitos outros.


Para a surpresa de todos, ao longo do trajeto, uma forte nevasca assola a região, fazendo com que o famoso Expresso Oriente fique preso nos trilhos por tempo indeterminado, em meio a um grande vazio cercado de neve.


Para complicar a situação, enquanto esperavam que o Expresso tentasse se comunicar com a Estação, um corpo foi descoberto.


Sim, um corpo morto!


Em pouco tempo, todos os passageiros ficam apreensivos com a terrível descoberta e mais ansiosos ainda para que chegar o quanto antes em seus destinos.


Dessa maneira, em meio ao caos e ao medo daquela situação, Poirot aceita investigar o crime, até que o Expresso chegue à Estação e as autoridades locais assumam o caso.


Após as primeiras análises e entrevistas com cada um dos passageiros, o detetive percebe que o assassino deveria estar presente no Expresso, já que, em meio a nevasca, seria impossível alguém adentrar o trem em movimento ou mesmo sair dele.


O depoimento de cada um dos passageiros parece convincente, mas logo Poirot descobre que há muitas mentiras a serem desmascaradas e muitos segredos do passado a serem reavivados.


Como em todos os livros da Agatha que li até então, os personagens (no caso, os passageiros) são apresentados com características e interesses próprios, o que faz com que todos se tornem suspeitos do assassinato e o caso se torne mais emaranhado ainda.


Ao longo da trama, a querida Rainha do Crime fornece as principais peças do quebra-cabeça desse mistério, a todo instante instigando o leitor a embarcar nessa experiência juntamente a Poirot.


A leitura de Assassinato no Expresso Oriente é envolvente e viciante, de modo que ficamos conectados à leitura do início ao fim e até mesmo passamos a arriscar alguns palpites sobre a verdadeira solução do caso.


Não canso de falar por aqui o quanto as obras da Rainha do Crime são simplesmente arrasadoras e nunca saem de moda!


Recomendo-as àqueles que gostam de tramas envolventes e viciantes e que também desejam desafiar um pouco seu "instinto detetive"...


Conheça mais sobre Agatha Christie:



Se você ainda não conhecia essa obra ou nunca teve a oportunidade de lê-la, garanto que valerá a pena!


Tenha uma boa leitura.


Até breve :)

Bruna Pastana Beltrão. E-mail: brunabeltraoob@gmail.com.



 
 
 

1 Comment


Karine Pastana
Karine Pastana
Oct 01, 2020

Mais uma Excelente dica de leitura! Essa Obra eu já li e posso confirmar tudo que está escrito na Resenha! Por influência anterior da idealizadora deste Blog, também tenho Agatha Christie como minha Autora Favorita pois ela é Simplesmente Genial e Incomparável!!

Like
    bottom of page